quinta-feira, 30 de agosto de 2012 0 comentários

As vacinas


  Existem pessoas que não percebem o quanto gastam, são extremamente consumistas e ainda não sabem o quanto o endividamento é prejudicial. As pessoas necessitam de se informar sobre o mundo do dinheiro, entender melhor o assunto e não mais estar aberto ao endividamento.
  Não é preciso ser absurdamente econômico, não se precisa elevar aos extremos, nem cem, nem zero, quando o assunto é dinheiro o melhor é ser mediano.
  Para administrar o dinheiro é indiscutível a necessidade de limites quanto a ele.Liberdade está fora de cogitação.
  Apesar de vários casos públicos de endividamentos, muitas pessoas ainda não tiveram a capacidade de usá-los como exemplo e começarem a cuidar melhor do seu dinheiro. Utilizam vários meios contrários ao pagamento à vista, e depois são prejudicados, até mesmo por esquecimento da dívida.
  Prevenir e cuidar são as melhores vacinas contra o endividamento.


Sara Araújo Pedro  
1ª série E.M

quarta-feira, 29 de agosto de 2012 0 comentários

A influência da gestão do dinheiro

   Muito tem se falado neste assunto, educação financeira, que por meio de empresas, jornais, bancos e da mídia foi introduzido no cotidiano das pessoas de maneira definitiva. Massa verdadeira essência da educação financeira poucos possuem.
   O princípio desta visa ajudar as pessoas adquirir bons hábitos financeiros, que por meio deste possam adquirir uma melhor condição de vida. Buscar ensinar atitudes simples que praticados podem resultar em uma grande economia.
   A falta de educação financeira afeta o país e consequentemente os indivíduos. A má gestão do dinheiro público ,a corrupção dos políticos, a estagnação que afeta direta ou indiretamente todos os membros decentes de uma sociedade.
   O bom andamento das finanças públicas ou privadas garante um grande desenvolvimento além de ser um hábito financeiro saudável que proporciona qualidade de vida a todos.


Lívia Capucho Sanders.
1ª série E.M


segunda-feira, 6 de agosto de 2012 0 comentários

Hidroelétricas


Segundo o livro de Ciências do 9º ano de 2012 as usinas hidroelétricas, produzem energia através da energia potencial gravitacional, coletada pelas grandes quedas de água.

Atualmente todas as casas necessitam de energia elétrica, e grande parte dela vem de hidroelétricas.

Ar condicionado, ventilador e um chuveiro quente são produtos indispensáveis para o conforto na vida de todos.

Mas toda energia tem suas desvantagens. As hidroelétricas mudam os cursos dos rios, afetam a reprodução dos peixes, e a perda da mata ciliar, muito importante para casos de alagamentos e enchentes.

Devido ao lucro, a energia hidroelétrica é a mais utilizada e a mais cara entre todas.

Por isso, a população deve estar consciente das consequências do uso da energia.


Matheus Mota Moreira
9º ano

0 comentários

Palavras


   As palavras são assim: Entram na nossa vida e ...
   Dão poder...  Como aconteceu com o Fiihrer e o império nazista que as usaram para transmitir ódio e erger uma nação abalada pela primeira grande guerra.
   Dão esperança... Como mostra a menina que roubava livros, que durante os bombardeios lia para seus amigos e vizinhos, nos porões, na esperança de sobreviver.
   Dão liberdade... Como os vários decretos de independência feitos durante todos esses anos, durante os protestos contra a repressão e ditaduras.
   As palavras têm várias faces e significados, mas depende de nós escolher.



Cesar Augusto Castro Alves  

 8º ano A
0 comentários

Hidrelétricas


   O ser humano hoje é totalmente dependente da energia elétrica, que vem principalmente das usinas hidrelétricas. Apesar da grande importância para o homem, causam um grande impacto ambiental, por isso, o governo incentiva o uso de fontes de energia alternativa.
   A energia potencial gravitacional é obtida pelo movimento intenso da água nas pás da turbina, que move os geradores de energia. E apesar de tudo isso tem seu custo ambiental, para um país crescer, procura gerar energia, por isso deve ser usada racionalmente, para ficar bom para os dois lados, tanto para o homem, quanto para a natureza.
   Por isso é tão importante o uso racional, principalmente os aparelhos que convertem a energia em calor, são os grandes vilões, como as micro-ondas e o chuveiro elétrico. Mas é muito difícil deixar esses vilões de lado, pois faz parte da mordomia humana, mas mesmo assim, o homem pode reduzir o consumo, se conscientizar, e ajudar o planeta.

Gabriel Matos 
quarta-feira, 1 de agosto de 2012 0 comentários

Palavriar

      As palavras são assim: entram em nossa vida e nunca mais saem. Elas são fundamentais para o nosso dia a dia, porque sem palavras o que seríamos? O que iremos falar uns para os outros? A nossa vida não teria sentido, a palavra é o nosso dizer.
   Tantas coisas importantes ainda iremos aprender sobre as palavras, tantas coisas legais e importantes para toda nossa vida, até não conseguirmos dizer mais nada, simplesmente nenhuma palavra.
   Palavras, apenas palavras, mas com um poder muito grande sobre nós. Palavras nos tornam tristes, magoados e também pode nos tornar felizes, satisfeitas! Podem mudar nossos segundos, minutos, horas, dias, meses ou anos. São nossa companheira em qualquer lugar. Podemos até criar o verbo "palavrar", "eu palavro, tu palavras, ele palavra, nós palavramos..." Palavras coisas bonitas para uma pessoa especial.
   Essas são as palavras, amigos e companheiras, mas em outros lados também podem ser desnecessárias. “Demonstram amor, afeto, a paixão, o dizer, o simplesmente sentimento”.




Isabelle Mariana de Oliveira Falvão 
8° ano A
terça-feira, 3 de julho de 2012 0 comentários

A influência das Palavras

     As palavras são assim: entram na nossa vida e nos auxiliam em todos os momentos, sejam eles alegres tristes, emocionantes, enfim... Independente se dizemos "eu te amo" ou "saia da minha frente".
   Aparecem na nossa vida com o propósito de facilitar as coisas, ou seja, de deixar tudo mais fácil. Sempre estamos a utilizá-las, mas nem sempre usamos a linguagem verbal. Com atitudes demonstramos muitas coisas, com olhares, gestos e fisionomia, estamos dizendo também coisas que em algumas ocasiões as palavras não podem dizer o que estamos sentindo.
   As palavras são algo com que devemos tomar cuidado, pois com elas além de elogiar, fazer alguém feliz, dar gargalhadas, podemos também ferir sentimentos, magoar pessoas e fazer críticas desnecessárias.
   De uma maneira geral, quase todas as pessoas sabem fazê-las ser úteis, pois todos sabem a dosagem certa, na hora certa.
   No meio em que estudo, aprendo a utilizar as palavras da melhor forma possível, os professores me ensinam além de grafia, o que elas demonstram na sociedade e em casa aprendo a moldá-las, para que encaixem corretamente na frase em que irei usá-las. Às vezes palavras simples e poucas deixam um significado maior em nossa vida, do que longos e complicados discursos.
   As palavras são assim, entram na nossa vida e nos modificam totalmente!



Natália Moura Viana 
8° ano B

0 comentários

Será o fim ou um novo começo?

Com o avanço da tecnologia, a modernidade e os novos meios de comunicação sobressaem no mundo dos jovens e adultos. Não só pela praticidade de buscar novas informações da atualidade a qualquer momento, mas pelo hábito que se tornou fazer atividades do dia a dia em computadores, tablets e até celulares.

Há controvérsias dessa nova "onda tecnológica", em que livros impressos são cada vez mais incomuns comparados a tantos novos meios de leitura mais viáveis e práticos.

Em um mundo em que tempo é dinheiro, há quem prefira ler e escrever em um computador pela praticidade de apertar um botão e em questão de segundos fazer tudo de que você precisa.

Mas será que tudo isso irá substituir o velho livro com folhas de papel e o velho caderno manuscrito? Será que as gerações futuras saberão escrever com lápis e apagar com a borracha? Ou não é para tanto?

Se é o fim dos "velhos meios tecnológicos" não se sabe, mas sabe-se que isso é um começo para novas descobertas e disso não se tem dúvida.

Maria Eduarda Anddite, 1ª série do Ensino Médio
0 comentários

Brancos e Negros

A pergunta é: onde o mundo vai parar com toda essa discriminação? Obviamente, em lugar nenhum.

As pessoas vivem uma utopia de que negros são diferentes de brancos e se esquecem de que debaixo da pele é todo mundo igual. Tudo depende daquilo que se escolhe acreditar. Se as pessoas continuarem acreditando ou julgando os negros como a raça inferior, o mundo só vai andar para trás.

Não existe, ou pelo menos não deveria existir, essa ideia de que os brancos são melhores. Por acaso a cor da pele faz alguém melhor? Com certeza não.

A tese de que "todo mundo é igual" deveria ser defendida desde o primeiro ano de uma criança na escola, mostrando a ela que assim como se pode pintar um boneco com a cor "bege" também pode ser pintado de "marrom escuro", prevenindo, assim, a probabilidade de se formar um adulto racista.

Procura-se países de verdade, sem discriminações, onde brancos e negros andam de mãos dadas, se diferenciando unicamente pelo jeito de ser, e não pela cor da pele.

Alanna Stauffer, 2ª série do Ensino Médio.
0 comentários

Verde, amarelo, azul, branco e negro

O Brasil tem ficado cada vez mais violento. Essa violência incide em maior proporção sobre os negros, e a razão desigualdade está nas raízes históricas deste país, que foi estruturado no trabalho escravo da época colonial e mesmo apões a abolição da escravatura, continuou a exploração racial de forma absurda.

Um país que ostenta tamanha diversidade de cores em sua bandeira e carrega em suas terras uma grande miscigenação de raças, culturas e religiões se torna motivo de piada e repugnância do seu próprio povo, que critica constantemente o governo e se preocupa com o futuro da nação.

A condição de miséria do negro, a violência sofrida por ele (consequência do racismo), a desigualdade social e as extremas dificuldades de inserção no mercado de trabalho fazem com que a violência seja a forma de socialização nos espaços em que se encontra confinada a maioria da população negra.

Para mudar essa situação, é necessário um maior acompanhamento do público negro em relações aos seus direitos. Também é importante que os órgão de Direitos Humanos estejam atentos quanto à impunidade das violências policiais e atendam de forma profissional a indignação dos negros, procurando diminuir sua vulnerabilidade quanto aos órgão de justiça, economia e principalmente os órgãos sociais.

Antony Rocha Porfírio, 2ª série do Ensino Médio.
quarta-feira, 6 de junho de 2012 0 comentários

Robinson Crusoé


     Minha história é mais bonita que a história de Ronbison Crusoé,pois eu não sai de casa quando minha mãe disse que não,eu não embarquei sozinha em alto mar,não vivi em uma ilha por 28 anos,e assim sucessivamente.
     Robinson Crusoé deve ter aprendido que quando a mãe ou o pai fala “NÃO”,você tem que respeitar,você tem que ter consciência de que quando ela fala Sim ou Não é porque ela quer o seu bem.
     A minha história é mais bonita que a de Robinson Crusoé porque durante todos esses anos de minha vida eu sempre abracei o meu pai e minha mãe,enquanto ele por 28 anos estava lá sozinho sem abraças ou somente sem conversar com ninguém.

Caroline Brito Santos n° 3


         Robinson Crusoé foi uma obra em que a professora Arlete Cruz,pediu que os alunos lessem,e após a leitura fizessem uma redação sobre o livro.
         Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino UnidoEpistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado.

sábado, 26 de maio de 2012 0 comentários

Movidos pela violência


    Sempre se buscou razões para explicar a violência. Seria a falta ou excesso de religião? Seria o modo de governar? Seria essa desigualdade social que só vem a crescer? Não existe uma resposta exata,mas existem crenças viáveis.
    A luta,a guerra,a agressão tanto física como psicológica sempre serviu como “chave” para os animais (incluindo os seres humanos), buscarem superioridade. Desde os tempos mais primitivos onde os povos das cavernas lutavam entre si por alimento, por suas parceiras ou até mesmo por território.
    Toda essa batalha era justificável. Tudo isso faz parte da natureza e do seu ciclo. Poderia ser perdoável toda essa barbaridade que se assiste, pois apesar de ter capacidade racional superior, o ser humano não deixa de ser um animal.
    Tudo deve ter limite. Até na selva onde a lei é “matar para sobreviver” há paz e harmonia. O ser humano deveria agradecer o dom do raciocínio,de pensar,e procurar solucionar os problemas que realmente são de importância geral. 


Antony Rocha Porfírio 2ª série E.M

sexta-feira, 18 de maio de 2012 0 comentários

As caracteristicas dele


  Seus olhos são castanhos claros, tão claros que parecem mel, nesses olhos cor de mel é possível ver a felicidade, o amor, a preocupação e a tristeza.
  Suas mãos são delicadas e habilidosas,mãos treinadas para tocar com sensibilidade e esperteza, nem parecem mãos de homem, mas de anjos. O seu carinho é delicioso e profundo.
 Seu sorriso é lindo ,seu choro é tocante, seu cheiro é relaxante, suas palavras são perfeitas, o modo como ele as expressa, em momentos ruins ou bons, na alegria e na tristeza, na dor e na esperança. Sua aparência é bela, mas seu interior é ainda melhor,
  Ele sabe ser amável, mas também sabe ser rígido, e isso é uma das suas melhores qualidades. Sabe determinar o que é melhor para os outros, mas para ele próprio, não consegue, um de seus defeitos.
  Confia muito nas pessoas, não tem medo, e é apaixonado por objetos de valor histórico. Seu melhor ponto é amar.
 Pai, é assim que eu te vejo.



Sara Araújo Pedro   
1ª série E.M
Professora : Arlete Cruz



quinta-feira, 10 de maio de 2012 0 comentários

Clássicos para crianças

   Livro, um companheiro ideal para qualquer estilo de vida, eles podem ser sobre o que você quiser. Eu leio vários livros e revistas. Me encantam os clássicos como: A Divina Comédia, 20.000 Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra entre outros.
   Você deve estar se perguntando, como uma criança de 12 anos já conhece esses livros? Muito simples, descobri uma coleção de histórias em quadrinhos da Disney que celebra os 60 anos do Pato Donald, contando essas histórias maravilhosas, que na minha opinião todos deveriam ler.
  
O bom dessas histórias é que são adaptadas para crianças, mas a história em si não é modificada. Por exemplo, A Divina Comédia pode parecer um péssimo livro para crianças, porém é um ótimo livro que conta as diversas punições para diversos tipos de pecados. Esses livros mudaram minha vida, pois ampliaram meu conhecimento e a minha compreensão de mundo.

Lara V. de Queiróz   
7° ano E.F
Professora : Arlete Cruz
0 comentários

As vantagens de ler

  Uma boa leitura traz muitas vantagens. Você exercita seu cérebro, fica informado além de poder ser muito divertido.    
    Porém poucas pessoas leem livros.   
    Eu li um livro chamado “O enigma da casa de vidro” que mudou o meu conceito sobre a leitura. Pensava que ler, só iria me trazer informações, das quais eu não estava interessada, mas estava errada.  
    Então percebi que meu cérebro estava preguiçoso, do mesmo jeito que quando o nosso corpo fica lento, lerdo. Comecei a ler revistas, livros, outdoors, e placas na rua.  
    Ler livros é um ato que nos torna conscientes, responsáveis, pessoas de bom caráter e bem vistas na sociedade.
Julya Duarte Couto               
7° ano E.F
Professora : Arlete Cruz
quarta-feira, 9 de maio de 2012 1 comentários

Maior idade não significa maioridade

  “Em terra de politico profissional, jovem é presa fácil.” O pensamento de grande parte dos governantes é buscar nos mais novos e sem experiência o voto em massa. Essa realidade pode prevalecer. Mas com consciência e incentivo, o adolescente poderá proclamar sua vontade e defender seu ponto de vista.
  Os escândalos voltados à política devido ao descaso com o dinheiro público já não são considerados novidade nos folhetins jornalísticos. O que muda é a forma como a sociedade lida com o circo que se armou na central do país. A juventude encontra-se submissa à corrupção e não descruza os braços e instigação familiar para buscarem o assunto e protestarem quando julgarem necessário. Tudo está bem. O país não tem jeito mesmo...    
  As gerações passadas já adquiriram muitos direitos. E o picadeiro vai sendo montado... Difícil mesmo é conviver com impostos absurdos, miséria diante dos olhos, educação de péssima qualidade, postos de saúde em estado de calamidade e ter a segurança ameaçada por mais uma greve liderada por policiais corruptos. Difícil mesmo é aceitar os “auxílios”, os salário absurdos, as inúmeras folgas, as viagens pagas com dinheiro da casa e um décimo quinto salário por um ano que só possui doze meses. 
  Todos veem, mas não impedem que o espetáculo se realize. O jovem deve mostrar seu poder, impor seus desejos, ter vez diante do plenário. O jovem é o futuro, é o hoje e o amanhã. É nas urnas que ele vai lavar a sujeira presente no país.

Priscilla Amaral Nascimento
3ª série E.M
Professora: Arlete Cruz
0 comentários

Mudanças já!

   Votar, um ato muito importante. Um ato que não está sendo valorizado, principalmente pelos jovens. Eles estão acostumados, cresceram acreditando que seu voto não fará diferença, que todos os políticos são iguais.
   A sociedade criou uma ideia fixa de que político é corrupto, assim tanto faz em quem irá votar ou se irá votar. Esse pensamento está sendo passado de pais para filhos. Agora os jovens não sabem dar o valor a algo a que tanto se buscou: o direito de escolher quem representará a sociedade. Algumas décadas atrás os jovens eram bem diferentes, lutavam, buscavam o que queriam. Conquistavam o pode de mudar. Um exemplo são as “Diretas Já” onde eles tiveram bastante influência para se ter a vitória: Ter o direito de votar.
   O maior problema é a generalização. Dizer o que todos falam, usar o modo de um político agir para caracterizar os demais. O povo brasileiro está acomodado. Na sua casa, nas rodas de amigos estão criticando o governo, falando o que está faltando para melhorar. Mas no fim, quando chegam as eleições acabam por votar nas mesmas pessoas que criticavam um tempo atrás.
   Vive-se em uma sociedade onde o povo pensa igual, está inerte, não age para buscar as melhorias. Simplesmente deixam como está. E isso está fazendo com que os jovens fiquem assim também. É preciso que se mude o modo de pensar para que se possa agir diferente.

Heloisa Garcia 
3ª série E.M
Professora: Arlete Cruz
0 comentários

Jovens e eleições

  Na sociedade atual a juventude tem se interessado por aquilo que lhe traz alegria, e sempre foi assim. A figura de politica brasileira, tem sido banalizada por fraudes que tentam bular a sociedade, com a finalidade de enriquecer a minoria politica. Esse cenário politico pouco incentiva aos jovens, visto que a própria sociedade expõe a politica como algo ruim, sem solução.
  Um jovem de classe media tem preocupação em ir ao cinema, comprar um ipod, beber, fumar, sair, conversar com os amigos, gastar dinheiro e estudar para se formar para ter um bom emprego e, diante de tantas alternativas, o interesse do jovem pela politica é muito pequeno. Apenas 10% das pessoas entre dezoito e vinte e quatro anos estão preocupadas com politica e sociedade.
  Mudar a realidade dessa juventude é um desafio que começa com a educação em casa, pela crença numa sociedade melhor pela politica. Sim este é o papel da educação, estimular a esperança de melhorar pessoas e coletivas. Para mudar é preciso querer mudar, e isso só depende da responsabilidade e de educação imposta pelos pais aos seus filhos.


Luís Henrique S. Fernandes
3ªsérie E.M
Professora: Arlete Cruz
0 comentários

Jovens Construtores

  Uma batalha histórica, uma vitória entregue de bandeja para a juventude. A facilidade de obterem-se coisas traz consigo a desvalorização das mesmas, isso é apenas uma dos milhares de justificativas, para os jovens não se importar com politica. Jovens não politizados, alienados e sem interpretação de fatos sociais, a piada existente: têm boca, mas não falam, têm olhos, mas não enxergam.
  A guerra para ter o voto livre, feita pelos antepassados trouxe à atualidade jovem egoísta, afinal com os direitos garantidos e deveres que não lhe são cobrados, para que se preocupar? Se estiver bem consigo, porem interessa a vida como um todo, os outros. O mundo tem organizado o “conceito de políticos’ e assim não se importar em vender, deixar em branco ou simplesmente abrir mão do voto”.
  Não é possível ver a diferença nos governantes quando os jovens não se esforçam para ser a diferença. A esperança e saber que ainda existem corajosos que carregam sobre si o peso da bandeira e no olhar nota-se um "verdadeiro cidadão".A tristeza e ver essa minoria cair e sofrer,trazendo a cena em que o Brasil vive e o mundo compartilha . Cenas de corrupção, desigualdade e cegueira.
   A utopia de construir um mundo melhor traz em seu manual, algumas ferramentas fundamentais, sendo  uma de importante valor,o "voto" dando a entender que a solução está na mudança de jovens na plateia para jovens protagonistas.


Nayane de Jesus Braga
3ª série E.M
Professora: Arlete Cruz
0 comentários

Meu Pai

Meu pai passeava no sítio com suas irmãs.
O céu era verde sobre o gramado
 A água era azul sob as pontes.
Outros elementos eram verdes,róseos,alaranjados.
Suas irmãs sorriam a andar de cavalo.
Meu pai olhava para o céu,pois não era proibido.
A boca,os olhos e nariz estavam abertos.
Não havia perigo...
O perigo que meu pai temia era ir embora dali.
 Meu pai tinha medo de perder os estudos.
 Meu avô vendeu o sítio e veio para Nanuque.
 Ele estudou e hoje é um bom pai e um trabalhador.


Arthur Carrijo
8° ano E.F
Professora: Arlete Cruz
0 comentários

Antigas Lembranças

Regina passeava no pátio da escola, água jorrando no bebedouro.
A conversa era solta um conversava daqui,outro de lá.
Passos leves ao subir as escadas, passos fortes a jogar “Handebol”.
Olhos para o lado viam os jogos, em que,modéstia à parte era boa.
O sinal bate ás onze.
Todos vão embora e a farra acaba e assim ela deixa a manhã em paz.


Letícia de Oliveira Caetano
8°ano E.F
Professora: Arlete Cruz
terça-feira, 8 de maio de 2012 0 comentários

Homem é homem

   Se o mundo parou,eu não sei,mas que muitas pessoas estão andando para trás disso eu não tenho dúvida. Nos tempos de hoje o nível de separação aumentou muito. Antigamente eram raras as separações,hoje é até normal. Acho que o mundo evolui e com ele o pensamento feminino das mulheres. A maioria delas,não aceita mais as famosas puladas de cerca.
   O ato de ser infiel para alguns homens é comum,o prazer de proporcionar infelicidade para sua mulher e seus filhos é normalidade. Não há mal algum em ferir os sentimentos de uma mulher que há algum tempo na presença de Deus e da família,se prometeu ser fiel até a morte. As separações abalam muito a estrutura familiar e pra mim,quem mais sofre são os filhos,eles ficam no meio de um jogo cruzado,onde é preciso escolher um lado,como no futebol.
  O amor e o respeito de algumas pessoas parece que foi junto com a falta de caráter. A palavra traição pesa muito em qualquer frase. As pessoas precisam repensar seus conceitos. Se não ama mais,procure a separação amigável,com um sofrimento menos. Trair pra que? Perder o respeito dos filhos,da família? É preciso rever isso,o mais rápido possível.


Victória Bernardino Coelho.
1ª série E.M
Professora: Arlete Cruz
terça-feira, 24 de abril de 2012 0 comentários

Um grande Homem

  Apesar de ter convivido com ele apenas 13 anos, posso lhes dizer o quão grande era o seu coração, mesmo que a sua aparência de homem sério não revelasse. Sempre disposto à batalhar na vida, razão pela qual saiu tão cedo de casa.
  A sua voz imponente, cabelos grisalhos, alta estatura, traços marcantes que nunca serão esquecidos. Os seus programas de televisão favoritos, a sua poltrona, passeadas pelas manhãs de domingo eram característicos.
  Quando lembro dele, logo me vem uma figura de respeito, exemplo à ser seguido.Queria ter aproveitado mais os momentos que pude ter à sua companhia, mas se foi tão cedo que sinto um sentimento inexplicável. Não é saudade, é um sentimento diferente, que ainda não deram um nome.
  Um homem inteligente, caridoso, humilde e de caráter. São características facilmente percebidas no meu avô, que sempre admirei e admiro nele. Pois acredito que as pessoas vão ,mas os seus ensinamentos ficam.


Guilia Dalla Bernardina Cardoso.
1ª série E.M
Professora : Arlete Cruz
0 comentários

Brasão

   Falar dele e falar de cabelos tão negros e enrolados, de olhos tão grandes que lhe dão um olhar profundo, chegando até a ser assustador. Falo de seu jeito espalhafatoso de se comunicar com as pessoas de seu jeito engraçado, suas loucuras.
  Seu trabalho é pesado, às vezes de grandes jornadas, de horas e horas de trabalho. É uma pessoa com muitos amigos, adorado por muitos, odiados por alguns e muito conhecido, não só por ser muito sociável, mas por ser quem realmente é. É muito polêmico na vida e também em suas fotos na internet, o que faz dele um ser tão engraçado.
  Cumprimenta a todos na rua, e também recebe muitas atenções.Devo admitir que ele não desfruta de uma grande beleza, mas que seu coração é de ouro,isso eu garanto! É quase impossível não rir de quando ele sai pelas ruas e começa a gritar; Acorda Nanuque. Sim, Brasão é o engraxate de quem Nanuque nunca se esquecerá.


Ainsley Cardoso 
1ª série E.M
Professora: Arlete Cruz
 
;