terça-feira, 3 de julho de 2012

Verde, amarelo, azul, branco e negro

O Brasil tem ficado cada vez mais violento. Essa violência incide em maior proporção sobre os negros, e a razão desigualdade está nas raízes históricas deste país, que foi estruturado no trabalho escravo da época colonial e mesmo apões a abolição da escravatura, continuou a exploração racial de forma absurda.

Um país que ostenta tamanha diversidade de cores em sua bandeira e carrega em suas terras uma grande miscigenação de raças, culturas e religiões se torna motivo de piada e repugnância do seu próprio povo, que critica constantemente o governo e se preocupa com o futuro da nação.

A condição de miséria do negro, a violência sofrida por ele (consequência do racismo), a desigualdade social e as extremas dificuldades de inserção no mercado de trabalho fazem com que a violência seja a forma de socialização nos espaços em que se encontra confinada a maioria da população negra.

Para mudar essa situação, é necessário um maior acompanhamento do público negro em relações aos seus direitos. Também é importante que os órgão de Direitos Humanos estejam atentos quanto à impunidade das violências policiais e atendam de forma profissional a indignação dos negros, procurando diminuir sua vulnerabilidade quanto aos órgão de justiça, economia e principalmente os órgãos sociais.

Antony Rocha Porfírio, 2ª série do Ensino Médio.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;